siga o Blog:

sábado, 30 de setembro de 2017

Setembro Amarelo

Vamos falar sobre o Setembro Amarelo? 


Essa postagem é em parceria com o projeto 1 ano doze cores, em que cada mês é referente a uma cor. A cor desse mês é amarelo e eu resolvi falar sobre esse tema sério e importante sobre o mês de valorização da vida.
O Setembro amarelo é o mês de prevenção do suicídio, que tem o objetivo de conscientizar sobre o assunto.
As vezes vemos pessoas com características suicidas e não sabemos identificar ou ajudar. Suicídio pode ser evitado se nós soubermos avaliar as pessoas, se observarmos seu comportamento. Muitos posts nas redes sociais, hoje em dia ajudam a identificar quando a pessoa não vai bem, quando ela posta muita coisa com temas suicidas, faz muitas queixas, diz ter problemas pessoais, fala  que não aguenta mais, e que não está satisfeita com a própria vida. Muitas pessoas também apresentam alteração de humor, precisamos ficar muito atentos a todos os detalhes! 
O site "Superela" fez uma postagem com 8 formas de comportamentos suicida: http://superela.com/2016/09/21/8-formas-de-identificar-um-comportamento-suicida/. 
Muita gente julga pessoas que tem tendência para ser suicida, muita gente fala que é "mi mi mi" vitimismo, falta de atenção e etc...mas a dor do outro é a dor do outro, e cada um tem um jeito de lidar com os seus problemas! Não é por que você já passou por algo pior, ou tem pessoas em situações piores que uma pessoa que tem depressão por exemplo sofre menos. Tentar diminuir ou menosprezar a dor de uma pessoa é desnecessário, pois se ela tem um problema aquilo significa muito para ela, e pode custar a vida dela! Tome muito cuidado com o que você fala ou faz pelas pessoas que estão do seu lado, não julgue, não menospreze, não faça chacota ou piadinhas da situação dela, por que o amanhã ninguém sabe. 
Quando uma pessoa pensa em suicídio é por que ela não consegue enxergar uma solução para os seus problemas, é como se por mais que ela tentasse muito, nunca achasse uma solução, um caminho que ao menos diminuísse sua dor e angústia. Seja solidário, um bom amigo, um bom ouvinte, tenha empatia pelo próximo! Nós podemos fazer a diferença a partir do momento que começamos a dar mais importância nas coisas, a dar mais valor nas pessoas, ajude a salvar vidas! 


Você precisa de ajuda?

 Entre em contado com a CVV– Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
Informações sobre o atendimento pelo número: 188. 
Site da CVV: https://www.cvv.org.br/

Blogs participantes do projeto um ano 12 cores:
Nega Vaidosa - www.negavaidosa.com.br
Blog Coisa e tal - www.blogcoisaetal.com
Diário da Bagunça - https://diariodabagunca.wordpress.com/...
Eu Crio Moda: www.eucriomoda.com
Ela Pensa Também - http://bit.ly/2le0yoe
Jully Patricia - https://ondasdouradas.blogspot.com.br/...
Lareando - https://lareando.wordpress.com/

Um comentário: